Novas tradições de Natal by ALESSANDRO GEMUS

Atualizado: Jan 18

E para inaugurar nosso novo momento digital, conversamos com o Arquiteto e Decorador de eventos renomado, Alessandro Gemus.

Mais do que Dicas, o Alessandro trouxe pra nós uma super mensagem, que faz todo sentido para esse Natal de 2020, quer saber que mensagem é essa ??


Confira esse artigo até o final, vem com a gente redescobrir o significado do Natal.

O Natal é um período marcado por muitas tradições que incluem as decorações natalinas, a decoração da árvore de Natal, a troca de presentes e a realização da Ceia de Natal. Tudo isso, de certa forma, marca um período do ano que é inevitável não se sentir saudosista e até mesmo emocionado. Essa época do ano é comum reunião de familiares e muita comemoração. Mas 2020 trouxe surpresas que não esperávamos e quanta coisa precisou ser revista e ressignificada por todos nós, com as festas de fim de ano não está sendo diferente. As grandes festas e reuniões familiares terão de ficar para um outro momento, sendo assim, como manter a magia e a tradição do Natal?


Tradição é o ato ou efeito de transmitir, transferir e entregar. É tudo aquilo que se faz por hábito e vai sendo passado de geração para geração. Se tudo que fazíamos no passado, não será provável esse ano, então chegou a hora de criar novas tradições.

Sim, é possível começar agora uma nova tradição e fazer dela parte de tudo que você já vivia.

E com as dicas do Alessandro Gemus, essa nova tradição tem tudo para ser elegante, intimista e muito aconchegante.


O que é um Natal tradicional ?

Alguns elementos compõem o que entendemos como mesa tradicional de natal, um belo arranjo no centro da mesa com explosão de vermelho, a pinha, detalhes em verde e dourado ou beleza de uma bela mesa posta. As cores são parte fundamental : vermelho, verde, dourado e branco são as mais exploradas e que remetem ao Natal tradicional.


Ambientes que podem ser valorizados

Os Banheiros, a cozinha, a sala de estar, a sala de jantar é muito importante que é onde colocamos os panetones, chocolates e outras delícias, uma belo arranjo valoriza o ambiente. Mas se você quiser fazer uma decoração mais simples e mais intimista, você pode comprar pinheiros e decorar com laços, bolas, canela e anis.


Como criar uma tradição de natal ?

As reuniões familiares costumavam ser muito grandes, com até 4 ou 5 famílias. Com a quantidade de pessoas reduzidas você pode fazer alguns detalhes com mais capricho. Você vai poder colocar o nome do seu convidado, pode colocar um mimo para um, pode ser um momento de estar recebendo com mais carinho. Trazer novas memórias e sabores.

Tem uma coisa que tem cara de Natal e que sempre vai lembrar infância, na minha opinião é uma das coisas inesquecíveis, o cheiro do panetone. É algo que em qualquer lugar do mundo, em qualquer época que você estiver, vai sempre voltar para o Natal . Algo que não pode faltar é o aroma. Um Panetone lindamente decorado com chocolate e frutas Explore as possibilidades, um arranjo apenas com maçãs e completar com aquele enfeite de natal que está sobrando, tudo isso pode fazer parte da sua mesa natalina. Ou uma composição mais moderna feita com velas, com água, galhos de orquídeas. Vai depender muito do que você está sentindo no momento e em como isso vai significar para as pessoas que você vai receber. Esses detalhes vão tocar o coração das pessoas e você vai perceber que elas vão querer ver esses elementos novamente.


Como seria a mesa Alessandro Gemus de Natal ?

Eu diria que, uma mesa com muito amor.

Hoje é o que mais significa, nesse momento complicado que vivemos

Receber com amor.


Uma dica importante ?

O primeiro momento da minha vida que me deparei com festas, foi quando eu conheci a Dona Rosa Alzira, a querida Rosa Alzira que para mim é como uma fada que espalha sabores e beleza por onde ela passa. Ela me chamou para ajudá-la em algumas montagens e foi a primeira pessoa que eu escutei falando em mimos para os convidados.

E ela bordava, colocava lacinhos e a maneira como ela fazia isso me encantava e isso vai fazer parte da minha vida por muito tempo. Por que pra mim natal é tradição, natal é Rosa Alzira, ela faz parte da nossa vida, todo mundo tem um sabor Sonhomeu que lembra uma fase boa da vida seja um batizado, um aniversário ou um casamento. E eu não poderia deixar de falar isso e prestar minha homenagem a maior figura de doces que eu conheço que é a Rosinha. Que ela continue por muitos anos espalhando sabores, aromas e beleza por que ela é inigualável

O nosso agradecimento

Além da gentileza em pessoa, o Alessandro nos trouxe uma super mensagem, que vale a pena sentir nesse Natal. Uma decoração de Natal tradicional é tudo aquilo que emociona e faz parte da sua vida e da sua família, ouse e use tudo que a sua casa tem para oferecer. Combine pratos, talheres e louças com muito amor e vontade de receber. Tendo poucas pessoas em volta da mesa, mostre o quanto você está feliz com a presença delas. Novas tradições podem ser criadas todos os dias, desejamos que essa ano a tradição que nunca seja esquecida é a do amor. Receber com carinho e com capricho, envolver as pessoas nessa atmosfera de gratidão e vida. E se precisar de sabores inesquecíveis Sonhomeu para todos os momentos . Conheça mais do trabalho do Alessandro Gemus pelas suas redes sociais @alessandrogemus .Não deixem de se inscrever em nossa newsletters toda semana vai ter conteúdo exclusivo para você


FELIZ NATAL

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo